top of page
Apresentação

Quaestio vem do verbo latino quaero. Na sua forma infinitiva quaerere significa buscar, procurar, inquirir, perguntar. O substantivo correspondente ​quaestio (pronuncia-se cuéstio), por sua vez, quer dizer busca, exame​, indagação, investigação. Finalmente, "quaestionis documenta" nos dá a expressão "investigação documental". Este jogo de palavras indica uma das preocupações que animam o cotidiano da equipe de trabalho no Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió: a investigação histórica e documental do seu acervo.

 

A Quaestionis Documenta é a revista acadêmico-científica do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió. Tem como objetivo primeiro difundir a sua documentação e as pesquisas em torno dela, em diferentes áreas das ciências humanas. Em segundo, divulgar a produção de conhecimento a respeito da história do cristianismo mundial, no Brasil e em Alagoas, e de outros temas que privilegiem o uso de fontes eclesiásticas, numa perspectiva de diálogo macroecumênico e plural. Nesse sentido, quer-se constituir como espaço de articulação de diferentes pesquisas em temáticas, abordagens, recortes e temporalidades que reflitam sobre as realidades religiosas, sociais, políticas, culturais e/ou econômicas, democratizando o campo de saberes e conhecimentos que auxiliam na educação voltada para a democracia e o respeito às diferenças.

 

Nesse sentido, os artigos, resenhas, transcrições e análise de documentação publicados pela Quaestionis Documenta podem servir como subsídios para o uso de professores e educadores sociais em diferentes níveis do ensino; além dos movimentos sociais e grupos de pesquisa com interesse na temática.

 

As normas de submissão encontram-se divulgadas aqui. Comentários, dúvidas e críticas podem ser enviadas para o e-mail: revista.quaestionisdocumenta@gmail.com.

 

Comissão Editorial

Profa. Dra. Irinéia Maria Franco dos Santos (UFAL)

Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcellos (UFAL)

Prof. Dr. Rafael R. da Silva (UFAL)

bottom of page